O Santuário em honra à Nossa Senhora da Oliveira foi inaugurado no dia 8 de setembro de 2002, sob inspiração do Pároco da Catedral N. Sra. da Oliveira, Pe. Olívio Lúcio Dembogusrki. O templo foi construído em pedras de basalto, no local onde a história relata que foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora da Oliveira no ano de 1750.
No Santuário foram fixados os quadros da Via Sacra e os quadros de Nossa Senhora da Oliveira, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora das Graças.
Os quadros de Nossa Senhora foram todos doados, onde constam os nomes dos respectivos doadores, sendo que todos eles são pinturas do renomado artista vacariense, Carlos Rigotti.
No ano de 2017, após manifestações de diversos públicos, foi iniciado o processo de restauração do templo, sendo que a entrega e a reabertura solene do espaço foi feita no dia 08 de dezembro de 2018.
Atualmente o espaço é restrito para visitações, estando aberto de segunda à quinta-feira no período da noite e em horário comercial mediante contato com a Secretaria da Catedral Nossa Senhora da Oliveira.